Válvulas Industriais
Modalidade de Curso: On Line / Ao Vivo
Turma 01: 4 a 8 de maio
Turma 02: 21 a 25 de setembro
Duração: 20 horas (4 horas em período noturno durante 5 dias) entre 18 as 22 hrs
Objetivo
Capacitar profissionais para a seleção e aplicação na função de válvulas e seus materiais.
Público-Alvo
O curso é direcionado para os profissionais (engenheiros e técnicos) responsáveis pelas tarefas de especificação técnica, projeto, construção e montagem de tubulações de processo e válvulas.
Conteúdo Programático
1- CONCEITOS BÁSICOS DE TUBULAÇÃO
1.1- Visão geral sobre tubulações industriais
1.2- Classificação de tubulações
1.3- Classes de pressão, dimensões, meios de ligação
2- TIPOS DE VÁLVULAS INDUSTRIAIS
2.1- Aplicação
2.2- Finalidade
2.3- Comparação entre tipos
3- PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO DE VÁLVULAS
3.1- Formas de controle de fluxo
4- COMPONENTES DAS VÁLVULAS
4.1- Principais componentes das válvulas
4.2- Sistema de acionamento
4.3- Acessórios
5- SELEÇÃO DE MATERIAIS DE VÁLVULAS
5.1- Material do corpo
5.2- Material dos internos
5.3- Material dos estojos
5.4- Materiais de vedação
6- NORMAS DE VÁLVULAS
6.1- Normas Brasileiras
6.2- Normas Internacionais
6.3- Normas Estrangeiras
7- ESPECIFICAÇÃO PARA COMPRA DE VÁLVULAS
7.1- Padrão de descrição de materiais
7.2- Requisitos suplementares
8- INSPEÇÃO E TESTES DE VÁLVULAS
8.1- Requisitos de inspeção
8.2- Procedimentos de testes
9- MANUTENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE VÁLVULAS
9.1- Processo de deterioração e falha das válvulas
9.2- Manutenção preventiva e corretiva
9.3- Recuperação de válvulas
10- HOMOLOGAÇÃO DO PROJETO DE VÁLVULAS CONFORME A NORMA ABNT NBR-15827
10.1- Requisitos gerais
10.2- Avaliação do projeto
10.3- Ensaios cíclicos
10.4- Assinatura da válvula
11- VÁLVULA DE ALÍVIO E SEGURANÇA (PSV)
11.1- Princípio de funcionamento
11.2- Componentes
11.3- Seleção de materiais
11.4- Normas
11.5- Especificação para compra
11.6- Inspeção e testes
Material Didático
Teoria e Exercícios.
Investimento:
O custo de inscrição é de R$ 2.200, o que inclui o fornecimento de material didático para o acompanhamento do curso e certificado de participação.
Opção de pagamento com cartão de crédito.
Conheça os instrutores
Davi Correia
Engenheiro Mecânico com Mestrado e Doutorado em soldagem com 20 anos de experiência em atividades de suporte técnico de equipamentos estáticos. Iniciou carreira na Petrobrás em 2004 na área de corrosão, passando depois para permutadores e finalmente se estabelecendo na área de válvulas de processo. Participação ativa em o ciclo de vida de válvulas: seleção, criação de documentos para especificação, auditoria de fornecedores, acompanhamento de fabricação, inspeção, operação, manutenção, análise de falhas e recuperação. Escritor técnico prolífico – com mais de 30 artigos publicados em diversas revistas internacionais de língua inglesa.
Jordana Veiga
Engenheira mecânica formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), com formação em engenharia de equipamentos (2006), especialização em engenharia de dutos pela PUC-Rio (2008) e Msc em Engenharia Mecânica pela PUC-Rio (2009). Professora das disciplinas de Projeto Mecânico de Tubulações, Análise de Flexibilidade de Tubulações, Vibração de Tubulações, Padronização de Materiais Tubulações, Suportação, Válvulas e Instalações Industriais. Trabalha há mais de 16 anos com projeto de tubulações industriais, participando de atividades nas fases de projeto básico, detalhamento, construção e montagem e operação de unidades industriais, tais como cálculo mecânico de tubulações, especificação de materiais de tubulações, análise de flexibilidade, análise de vibração, arranjo, definição de suportação e seleção de válvulas.
Julio Cezar Paulin
Graduado em Engenharia Mecânica pelo CEFET-PR (atual UTFPR) e MSc. em Estruturas Aeronáuticas pelo ITA. Atuou como engenheiro de estruturas na Embraer. Há 14 anos na Petrobras, fornece atualmente suporte aos setores de manutenção de equipamentos das unidades de Gás e Energia, nas áreas de equipamentos estáticos: vasos, caldeiras, tubulações e seus acessórios (válvulas, conexões, etc).
Kaku Saito
Engenheiro Mecânico, formado pela Universidade do Estado de Rio de Janeiro; possui mestrado em Engenharia Química pela COPPE/UFRJ; Profissional Petrobras de Nível Superior Master com 34 anos de experiência em projetos de engenharia e acompanhamento de implantação de plantas da indústria de óleo e gás; atua também no suporte técnico às Unidades Industriais e em projetos de pesquisa e desenvolvimento nas disciplinas de instrumentação, controle de processos e automação industrial. É docente na Petrobras em diversos cursos nas áreas de instrumentação industrial, válvulas de controle, válvulas de alívio e segurança, e controle e automação de equipamentos e processos industriais.

